jump to navigation

Seguir a Jesus! Outubro 8, 2009

Posted by David Costa in Geral.
trackback

Muitos dos slogans que são promovidos no meio cristão evangélico parecem por vezes ser verdadeiras “palavras de sabedoria”. Mas poucos destes slogans podem ser encontrados na Bíblia. Mais facilmente os poderíamos encontrar em qualquer revista secular. É verdade que a maior parte deles parecem ser inofensivos e fazem algum sentido. Recentemente encontramos um slogan à entrada de uma igreja que dizia, “Jesus Cristo deve ser seguido e não adorado”. De certo que vivemos nos dias de apostasia, durante os quais um homem, que se chama a si próprio ministro do evangelho, tem a ousadia de colocar tal frase à entrada de uma igreja, que professa o Nome de Cristo.

Como é que podemos seguir a Cristo, se não o adorarmos também? Se o Senhor Jesus Cristo não é o Filho Eterno do Deus Vivo, então ele era um enganador da pior espécie, e não deve obviamente ser seguido nem adorado. Se Ele é Deus manifesto em carne, tal como Ele proclamou ser, então Ele certamente deve ser adorado e também seguido. E tal como Tomé, devemo-nos prostrar a Seus pés e dizer “Meu Senhor e meu Deus”. Não precisamos de especular se na verdade Ele é ou não é o Deus-Homem. Basta ouvirmos o testemunho do Pai, que testificou do céu, dizendo: “Este é o meu Filho Amado, em que me comprazo.” (Mateus, 3:17) Também lemos, “Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.” (João 5:23). É Deus Pai digno da nossa adoração? Claro que sim! Então também é Deus Filho digno da nossa adoração.

Na verdade muitos dos pregadores da actualidade proclamam que devemos “Seguir a Jesus”, que devemos seguir o Seus passos e exemplo enquanto Ele viveu aqui nesta terra. O Plano de Deus para este tempo não é de “seguirmos a Jesus”, mas sim seguirmos a revelação do evangelho da graça, o Mistério que o Senhor Jesus revelou ao Apóstolo Paulo. Não é suposto nós seguirmos Jesus, enquanto ministro da circuncisão na terra dos Judeus, mas devemos antes nos ocupar com o Senhor onde Ele agora está, sentado à mão direita do Pai nos lugares celestiais, onde agora foi feito Cabeça de todas as coisas referentes à Igreja, que é o Seu Corpo.

Também é comum ouvirmos que devemos seguir o Senhor no baptismo. Mas se assim o é, também devemos seguir o Senhor na circuncisão: “E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto, antes se ser concebido.” (Lucas 2:21). Devemos também segui-lo indo à sinagoga ao Sábado: “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.” (Lucas 4:14). Devemos também o seguir observando a lei, obedecendo aos que estão assentados na cadeira de Moisés: “Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem…” (Mateus: 23:2-3) e “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.” (Gálatas 4:4).

Devemos também seguir o Senhor anunciando que o reino é chegado: “Arrependei-vos que é chegado o reino dos céus.” (Mateus 4:17) e “E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.” (Mateus 10:7).
Devemos também curar os doentes, limpar os leprosos e ressuscitar os mortos: “Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demónios…” (Mateus 10:8) Se alguém nos processar no tribunal, alegando que lhe devemos algo, não devemos contestar o caso, mas antes dar-lhe mais do que o que ele pede: “Ao que pleitar contigo e tirar-te o vestido, larga-lhe também a capa” (Mateus 5:40). Se alguém nos pedir algo emprestado, não o devemos recusar, mas devemos emprestar sem esperar reaver o que emprestamos: “Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.” (Mateus 5:42) e “Se emprestares àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, os vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo…” (Lucas: 6:34-35). Se vamos mesmo seguir Jesus de Nazaré, devemos fazer todas estas coisas, pois foi o próprio Senhor Jesus que as ensinou e as praticou.

Enquanto vivia na terra, “Jesus Cristo foi ministro da circuncisão por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais” (Romanos 15:8). Ele era um Judeu no meio dos Judeus, restringindo o Seu ministério à nação de Israel, proclamando ser o seu Rei. Devido a Israel o ter rejeitado, Ele regressou à glória, e quando Israel continuou com a sua rejeição, o Senhor revelou por intermédio do Apóstolo Paulo o Seu novo propósito para esta dispensação da graça de Deus. Assim sendo, nós agora não o devemos seguir na Sua humilhação, como o Messias de Israel, mas devemos segui-lo como aquele que foi glorificado à mão direita de Deus, e como Cabeça do Corpo, a Igreja.

A verdade para este tempo foi revelada ao Apóstolo Paulo, que a tornou conhecida. Em 2 Coríntios 5:16, Paulo escreve: “Daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne, e ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora, já não o conhecemos deste modo.”. Se queremos seguir a Cristo hoje, temos que obedecer ao que está escrito em 1ª aos Corintios 11:1, “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” Assim sendo, de acordo com a revelação do Mistério, ao seguirmos o Cristo ressurrecto, que ascendeu à Glória, também o estamos a louvar e adorar como o Bendito Filho de Deus, “o nosso Senhor Jesus Cristo, a qual, a seu tempo, mostrará o bem-aventurado e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores.” (1 Timóteo 6:15)

(por John LaVier)

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: